sábado, 22 de maio de 2010

Dilma empata com Serra, aponta Datafolha

Os pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) aparecem numericamente empatados em nova pesquisa Datafolha. De acordo com a sondagem, ambos têm 37% das intenções de voto. Marina Silva (PV) aparece em terceiro com 12%. Os indecisos são 9%, e votos em branco ou nulo somam 5%.

Em relação à última pesquisa Datafolha, feita em abril, Dilma cresceu 7 pontos, Serra caiu 5, e Marina se manteve estável. A petista também cresceu na pesquisa espontânea, situação em os entrevistados não são apresentados à relação de presidenciáveis: foi de 13% para 19%. Já o tucano oscilou dois pontos para cima, de 12% para 14%.

A projeção para o segundo turno também apontou empate entre Dilma e Serra: a petista tem 46%, e o tucano, 45%, para uma margem de erro de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo. Na pesquisa anterior, Serra tinha 10 pontos de vantagem sobre a rival: 50% a 40%.

A pesquisa mostrou também que a aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao patamar recorde de março deste ano, em que 76% dos entrevistados avaliam sua gestão como boa ou ótima. Para 19%, o governo é regular, e para 5%, ruim ou péssimo.

A nova sondagem foi realizada nesta quinta e sexta-feita, com 2.660 eleitores, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 12044/2010. Os números foram publicados na edição deste sábado do jornal Folha de S.Paulo.