segunda-feira, 7 de junho de 2010

Parlamentares discutem exploração de petróleo no RN

A descoberta no final de ano passado da camada de petróleo em mares mais profundos, chamada de pré-sal, irá modificar a realidade jurídica e econômica dos estados produtores de petróleo no Brasil, como o Rio Grande do Norte. Para debater o assunto, os parlamentares estaduais e federais estarão reunidos na tarde desta segunda-feira (7) para interpretar os resultados na economia do Estado, com a diminuição da participação da Petrobras na atividade do Estado.

“Vamos discutir a emenda ao projeto de capitalização que prevê que a Petrobras poderá devolver recursos dos campos maduros de petróleo, como os do Rio Grande do Norte, a Agencia Nacional de Petróleo (ANP) e isso pode ter um impacto negativo na economia do Estado”, destaca o deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

O projeto de capitalização da Petrobras foi elaborado para garantir bons resultados para a economia de todos os estados brasileiros e atualmente, tramita na Câmara dos Deputados. No Rio Grande do Norte, Mineiro explica que a redução da Petrobras na atividade de exploração dos campos maduros não é interessante, nem rentável e por isso, a importancia do tema.

A audiência irá debater com os representantes do Estado, da Petrobras, da Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Instituto Federal de Educação Tecnologica do Rio Grande do Norte, a Federação dos Municipios (Femurn) e Sindicato dos Petroleiros os pontos com ganhos e perdas com a nova emenda.

A exploração de poços maduros tem como tema “O Pré-sal e os Campos Terrestres de Petróleo considerados maduros” e acontecerá na Assembleia nesta segunda-feira (7) as 16 horas.
nominuto.com