segunda-feira, 14 de junho de 2010

Petrobras adere aos "Princípios de Empoderamento das Mulheres" da ONU

Anúncio será feito nesta segunda-feira (14/6), durante seminário "Corresponsabilidade Social - O Equilíbrio da Vida Profissional, Pessoal e Familiar sob a Perspectiva de Gênero", na UP.

A Petrobras aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres propostos pelo Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) e pelo Pacto Global das Nações Unidas. O anúncio público da adesão da Petrobras será feito nesta segunda-feira (14/6), no Rio de Janeiro, durante o seminário "Corresponsabilidade Social - O Equilíbrio da Vida Profissional, Pessoal e Familiar sob a Perspectiva de Gênero". O encontro acontecerá no auditório da Universidade Petrobras (UP), no Edicin, das 9h às17h e será aberto à força de trabalho.
Estarão presentes representantes das empresas participantes do II Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Eletrobras, Eletronorte, Embrapa, Itaipu Binacional, Petrobras, Serpro e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal. Entre os palestrantes estará o médico da Petrobras Eduardo Bahia, que falará sobre "Liberdade, consumo e famílias – sob o enfoque da saúde".
Durante o anúncio da adesão da Petrobras será exibida mensagem em vídeo enviada pela representante do Unifem Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares. O evento terá ainda a participação da gerente da Área de Programa do Unifem Brasil e Cone Sul, Júnia Puglia.
Para o gerente executivo da Comunicação Institucional, Wilson Santarosa, essa é uma oportunidade única de demonstrar dentro e fora do país o compromisso da Petrobras com os direitos humanos das mulheres. “No Brasil, desde 2006 integramos o Programa Pró Equidade de Gênero, da Secretaria de Políticas para as Mulheres e, agora, aos Princípios do Unifem e Pacto Global. Essas decisões reforçam a nossa disposição de lutar contra todas as formas de discriminação contra a mulher e defender a igualdade de oportunidades”, afirma Santarosa.
O documento do Unifem lista sete princípios em favor do empoderamento das mulheres e aponta ações práticas a serem incorporadas por empresas e corporações: a liderança, promove a igualdade de gênero; igualdade de oportunidades, inclusão e não-discriminação; saúde, segurança e fim da violência; educação e treinamento; desenvolvimento empresarial e práticas de cadeia de suprimentos e marketing; liderança comunitária e engajamento; e transparência, mensuração e relatório.

“A adesão da Petrobras aos Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios - é um grande incentivo para que mais empresas brasileiras façam parte deste esforço mundial. Parabenizamos a visão de negócio da Petrobras de investir em mulheres e incorporar a igualdade de gênero na sua política organizacional”, aponta Rebecca Tavares. “Estamos juntos para incentivar a participação plena das mulheres na vida econômica, tornar as economias mais fortes e as sociedades mais justas e estáveis”, completa a representante.

Em curso desde 2004, os Princípios de Empoderamento das Mulheres são considerados a maior iniciativa global de cidadania corporativa e contam com a adesão de 7 mil empresas em mais de 135 países. Tem como objetivo proporcionar condições para que as mulheres participem plenamente da vida econômica em todos os setores e níveis da atividade econômica. Visa também atingir os objetivos internacionalmente acordados para o desenvolvimento, a sustentabilidade e os direitos humanos, melhorar as condições de vida para as mulheres, homens, famílias e comunidades e impulsionar as operações e metas dos negócios.