terça-feira, 31 de maio de 2011

Sistema operacional do Google deve continuar focado em notebooks

O Google vai manter os notebooks como foco de seu sistema operacional Chrome, e não tem planos imediatos para oferecer o sistema para tablets ou combiná-lo ao seu popular sistema operacional Android para smartphones, disse um importante executivo da empresa.

O Google vem realizando avanços agressivos no mercado de sistemas operacionais para computadores, dominado pela Microsoft. O Windows, da empresa de Bill Gates, opera em 90% dos computadores mundiais.

Nesta terça-feira (31), o vice-presidente da divisão do Google responsável pelo Chrome, Sundar Pinchai, disse que o sistema teve um crescimento de 100% nos últimos 12 meses.A quantidade de usuários chega a 180 milhões, de acordo com o executivo. Pinchai deu uma coletiva de imprensa na feira de computação Computex, em Taiwan.

- O Chrome OS é um modelo de computador projetado tendo em mente diversos formatos, mas nosso foco continua a ser o formato notebook, por enquanto. Ainda não temos outros planos.

Laptops equipados com o Chrome e projetados especialmente para acesso à Web, produzidos pela Samsung Electronics e Acer, chegarão ao mercado em junho, lutando contra os produtos da Microsoft e Apple.

Já que o número de seus parceiros entre os fabricantes de computadores continua pequeno, o Google criou um centro especial para o Chrome em Taiwan, na esperança de atrair novos parceiros na região, informou Pinchai, sem acrescentar detalhes.

O sistema operacional básico é essencialmente um navegador de Web que conduz os usuários a aplicativos como programas de e-mail e planilhas acessíveis online, em lugar de utilizar software instalado no computador. O diretor de pesquisa da Ovum para a região Ásia-Pacífico, Steve Hodgkinson , diz que vai demorar algum tempo para que o Chrome seja capaz de revolucionar o mundo dos computadores, como o Google Android fez no mercado de aparelhos móveis.

- A questão é determinar se o Google tem o foco e o bom senso necessários em termos de marketing para posicionar o Chrome OS de forma a concorrer com os sistemas operacionais rivais para tablets e computadores. O risco é de que o Chrome OS se perca no meio do caminho [e se torne] mais que um smartphone ou tablet mas menos que um sistema operacional pleno para laptops.

Do R7