sábado, 18 de junho de 2011

População deve ficar atenta a balneabilidade das praias

Praias de Ponta Negra, dos Artistas e da Redinha têm áreas consideradas impróprias para o banho. É o que revela estudo realizado pelo Idema

Com a chegada do fim de semana, os natalenses aproveitam a trégua das chuvas para irem à praia. Mas a população também deve ficar atenta as informações sobre a balneabilidade da água da praia que freqüenta e os cuidados que deve tomar para evitar doenças.

O Programa Água Viva, intensifica o trabalho de análise de balneabilidade em todo o litoral do Estado. O resultado é divulgado todas as sextas-feiras no site do Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema).
No estudo, a área da praia de Ponta Negra, praia dos Artistas, e Redinha foram consideradas impróprias para banho. Os demais pontos de coleta foram considerados apropriados, para a alegria dos banhistas.

A população também pode contribuir para a balneabilidade das praias tomando os seguintes cuidados:

- Não deixar resíduos na areia ou na água, após os momentos de lazer, levando-os à lixeira ou na suas próprias sacolas de lixo.
- Evitar levar animais e se o fizer recolher os dejetos deixados com uma pá ou sacola, e levá-los ao lixo.
- Se sua casa de praia não for saneada, conferir se a empresa responsável pela limpeza da fossa ou sumidouro seja licenciada pelo órgão ambiental responsável. Isso evita que empresas limpa-fossas clandestinas joguem os efluentes em rios que afluem à praia.
- Não fazer ligações clandestinas de esgoto.Praias de Ponta Negra, dos Artistas e da Redinha têm áreas consideradas impróprias para o banho. É o que revela estudo realizado pelo Idema.

 

Do nominuto