quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tribunal decide não suspender Cesar Cielo por caso de doping

O nadador brasileiro Cesar Cielo, que foi pego em exame antidoping no começo do mês, não será suspenso e poderá participar das provas de natação do Mundial de Esportes Aquáticos e da Olimpíada de Londres, informa o Tribunal Arbitral do Esporte. O nadador recebeu a pena mínima, de apenas uma advertência.

Cielo foi pego, junto com outros três nadadores brasileiros, com a substância furosemida, um antidiurético, em exame realizado em maio. A furosemida é uma substância proibida pela Agência Mundial Andtidoping (AMA) e considerada um produto que serve principalmente para esconder outras substâncias proibidas.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) recomendou apenas a advertência, mas a Federação Internacional de Natação (Fina) recorreu contra Cielo e outros três nadadores. O Tribunal aceitou a defesa de Cielo de que o uso da substância aconteceu por contaminação de pílulas de cafeína.

"O Tribunal decidiu rejeitar a apelação da Federação Internacional de Natação contra Cesar Cielo, Henrique Barbosa e Nicolas dos Santos e confirmar a decisão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos contra eles (que foi de uma advertência)", anunciou o órgão em um comunicado. Cielo, de 24 anos, Nicolas dos Santos e Henrique Barbosa não receberam punição, enquanto que o outro brasileiro pego no exame, Vinícius Waked, foi suspenso por um ano, pois o atleta é reincidente em casos de doping.

A decisão deixa livre o caminho para Cielo, duas vezes campeão do mundo nos 50 e 100 metros estilo livre, para participar das provas de natação do Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado em Xangai.

Da Época